sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

As Formas de Descansar

Penso que a principal forma seja o sono, sendo a melhor maneira e rotineiro modo de descansar, depois vem outras, as férias, por exemplo.
Mas em relação ao sono, imagino duas maneiras adequadas e usuais de descansar. A primeira em estar camuflado das coisas que nos cercam. A segunda em não dar importância às coisas que nos cercam, uma vez que neste último caso separo o inteligível do mundo sensível material.
-A primeira pelo fato de pensar que todas as coisas que se encontram no lado externo, no mundo sensível, afetam meus sentidos e desejo um quarto que me afaste das coisas. Um quarto simples, que tenha paredes uma porta e janela para fechar com facilidade, isolando assim o mundo sensível e material do meu corpo também sensível que interage facilmente até de modo inconsciente. Claro, como objeto principal que se tenha uma boa cama, jamais outras coisas e que esse ambiente não esteja composto daqueles móveis que despertem meus sentidos;
-A segunda forma se manifesta em crer que tudo o que existe está no mundo das idéias e a existência das coisas depende do que eu assim desejar por minha vontade, sentimentos, separando o inteligível do mundo sensível material e posso dormir até no sofá cercado de objetos, pois eles não me afetam, uma vez que sua existência depende apenas de mim e não destes.
Mas os médicos recomendam a primeira forma, o de isolamento das coisas.
Hipócrates já prescreveu (Aforismos, p.53):
“Uma doença em que o sono faz mal é mortal; a moléstia em que o sono alivia não o é.
“O sono que faz passar o delírio, é bom sintoma.”
“O sono e a insônia, quando imoderados, são maus.”
Bobeira..., vou para meu quarto desligo a TV, a luz e me camuflo do frio, pois não sei se a baixa temperatura vem de fora de meu corpo ou de dentro, mas sei que no inverno é o calor que foge de mim!
Durmo.

Milton Luiz Gazaniga de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário